No.8532>>8533>>8535>>8537>>8632>>8971
Boa noite, anões. Penso em trabalhar com criação de insetos mas passa um pouco longe do tópico do OP. Mesmo assim eu acho que se enquadra um pouco no tema, e se os anões daqui se interessarem por entomologia, eu acho um assunto bem legal.
Eu crio em casa larvas da Mosca Soldado Negra. Estava recolhendo os resíduos orgânicos de dois restaurantes no meu bairro e alimentando as larvas em uma composteira improvisada, para testar a capacidade delas de eliminar resíduos orgânicos. Coletei cerca de 30kg de cascas de fruta e restos de comida em uma semana, e as caralhudas comem tudo. Não contei muito o quanto que conseguiram fazer de composto, mas eu diria que uns 3-4kg.
Queria criar as larvas de mosca e secar para usar/vender como ração animal, e usar o composto pra plantar hortaliças. Meu sonho era ter um sítio ou terreno para poder realizar estas atividades, e estava procurando alguns lugares baratos para comprar na minha cidade, dar entrada em um terreno mais afastado do centro. Queria expandir a coleta de resíduos, levar meu carro pra todos os restaurantes da cidade e estabelecer uma rotina semanal. Mas esse negócio do coronga me fodeu completamente, está tudo fechado na cidade e tenho muito receio de como as coisas vão estar quando os estabelecimentos voltarem a funcionar.
Dito isso, algum anão trabalha com compostagem/criação de insetos? E se o OP da thread de apicultura visitar o tópico, eu gostaria de perguntar:
- Como dar entrada num terreno? É mais fácil abrir um MEI e pedir empréstimo empresarial pra comprar as coisas todas, ou é melhor comprar como particular, pagar parceladão e só depois abrir o MEI?
- Como montar galpões? Essa pode parecer uma pergunta burra, mas eu tenho uma serra e ferramentas. Mas eu simplesmente sou um batata pra construir e fazer coisas, nem uma mesa simples de madeira e reta eu consigo fazer. Se tiver alguma referência ou algo pra apontar o caminho das pedras eu ficaria bem feliz.
No mais, me interesso muito por apicultura também. Quando tiver um negócio mais ou menos estabelecido, queria ramificar e fazer outras coisas, como cultivo de cogumelos, plantio de árvores frutíferas, criação de alguns animais (galinhas, e usar as larvas desidratadas como ração seria maravilhoso). Mas tem aquela velha máxima, "ou faz uma coisa bem feita ou faz várias meia boca". O OP, além da apicultura, tem o ideal de fazer mais alguma atividade? Li na thread que planta/quer plantar eucaliptos pra indústria da madeira, o que parece uma ótima ideia até mesmo para complementar a própria atividade melífera… Mas não pensa em cirar alguma planta exótica/cara? Eu não sei se essa árvore é melífera, mas como o alguém mencionou Própolis e o lucro advindo desse produto, tem também criações de Melaleuca em alguns locais em que o clima é apropriado, e óleo de Melaleuca tem um bom valor agregado.
Desejo sucesso aos anões que buscam lucro na criação de alimentos e no cultivo da terra.
No.8535>>8540>>8632
Melfag aqui.
Anões, vamos usar esse fio ao invés do outro do mar de mijo. Sempre que puder vou acessar aqui e instruir com o pouco que sei e conversar com vocês.
>>8529
Legal a primeira imagem, de fato sempre foi meu sonho, se Deus quiser ainda vou comprar uma chácara e criar gado. Quando era mais novo eu passava 3 dias com meu tio na lida de alambrador de campanha. É uma vidade trabalho duro mas grande gratificação, porém eu enviesei mais pro lado da apicultura, que é o que parece mais rentável a curto prazo. Um bezerro demora 1,5ano para entrar na idade de corte se você criar em confinamento e o dobro disso se criar solto no pasto. Plantar soja e canola, ou cultivos alternados ou complementares também é um bom atalho para ficar "milionário". Digo milionário entre aspas pois conheço um senhor que de alambrador virou agricultor de soja, até ficou rico mas tá sempre afundado em dividas com o banco, seja por comprar máquinas, pegar empréstimo para as sementes, etc. Esse ano vai ser muito seco, a produção de grãos ficou horrível, tem caras que não comseguiram tirar nem a manutenção do maquinário, então te faz pensar. Seja qual for o passo a ser dado, tem que considerar cada ponto antes.
>>8530
Mel é ouro, mas muita gente não acredita no potencial, quem acredita, mesmo pequeno, ta tirando um bom lucro por aí.
>>8532
Que foda, anão! Eu já fiz a larva que da na laranja, para pescar. Mas só fui até aí, aí tem quartel? Se tiver tenta se informar com o comandante do rancho sobre os dejetos, você vai se impressionar com a quantidade de rejeito que eles produzem. Vá de atrás, eles não pararam nem diminuíram o contingente.
Sobre a parte do terreno, para começar na apicultura você não precisa comprar nada, é só falar com alguma estancia de beira de estrada ou corredor se eles deixam você colocar abelhas lá em troca de um mel, se der certo deu, senão eles apresentaram uma contraproposta. Se você for de algum lugar que tenha bastante reflorestamento de celulose vá atrás da companhia e se informe se o eucalipto floresce no verão e/ou na primavera/outono, se florar no inverno esqueça. No caso de você querer comprar um terreno por n motivos aí vai minha dica: Negocie boca a boca. Geralmente pessoas velhas que moram pro interior querem se livrar da terra ou querem fazer uma grana pra ir para cidade. Depois de firmado o acordo corra atrás da papelada.
Sobre montar um galpão: Você vai precisar de caibros, ripas e brasilite ou zinco. Posso recomendar alguns videos no YouTube sobre marcenaria, é uma coisa bem simples, só toma cuidado para não torar seus dedos, conheço um apicultor que perdeu 2 dedos em uma serra de bancada.
Sobre um possível plantio de alguma espécie mais exótica eu penso, algum dia, plantar nogueiras e uvas Japão, a uva Japão dá um mel maravilhoso e a nogueira, alem de ser madeira nobre sempre dá MUITO dinheiro. Acredite, noz pecã tem um preço altíssimo no mercado.
No.8552
>>8545
Elas sempre vao fazer uma mistureba de culturas, comida é comida. O máximo que dá para diferenciar é se o mel é claro ou escuro, o claro é mais visado, se o gosto é mais açucarado ou mais suave, geralmente quanto mais claro mais suave, e quanto mais escuro mais açucarado.
A apicultura pode ser aplicada que em simbiose com pomar de frutíferas, ja que ajudam e muito na polenização e consequentemente na produção de frutos.
>>8546
Comprei de um camarada por 3.500, não tenho noção se foi barato ou caro, veio com um estojo de munição com 50 unidades e um carregador rápido. Muita coisa aqui no sul entra pela fronteira com o Uruguai, seja cigarros, seja armas e munição, entre outros, eu mesmo sei algumas estradas de chão em Santana do Livramento que são usadas para dar um perdido na PRF.
Sobre o plantio de café imagino ser rentável também, ainda mais se você "gourmetizar" o grão. Todavia eu só sei do plantio de soja, por exemplo, uma saca custa 80$ em um hectare de semente boa você tira 60-70 sacas, dá um bom dinheiro se você tiver o investimento inicial.
>>8549
Cara que triste seu pai não te dar apoio, suponho que ele seja já meio idoso, geralmente gente velha não tem ambição de apostar no novo. Na verdade se você instalasse um apiário ia favorecer o plantio ja que ia favorecer a polenização da planta e ia fazer com ela produzisse muito mais fruto e muito mais facil. Tenho um conhecido que vende melancia, moganga e abobrinha na beira da estrada e a sua plantação e lá perto do apiário, e acredito que elas tirem um mel das flores que lá desabotoam. Mas se tem inseticida nem insiste, se agua com sabão mata abelha então imagina esses inseticida fortes.
No.8562>>8563>>8565
Você pagou um preço justo pelo canhão, somado com a quantidade de munições.
Agora tocando no ponto de mortalidade de abelhas, não são somente os agrotóxicos responsáveis.
Já parou para pensar e analisar a quantidade de equipamentos presentes no campo que emitem ondas eletromagnéticas?
Logo, as ondas influenciam a orientação das abelhas.
O maior problema relacionado ao agrotóxico está no mal uso feito pelo produtor, que despreza a assistência técnica.
É impossível você realizar um plantio que proporcione lucro sem o uso de agrotóxico.
O que pode e deve ser feito é o Manejo Integrado, utilizando variados métodos de controle, que por consequência, diminui a quantidade necessária de agrotóxico.
Usar agrotóxico é onerar custos a produção, diminuindo o lucro final, ou seja, menos é mais.
Aqui está um estudo realizado por um professor que tive oportunidade de conhecer:
https://www.nature.com/articles/s41598-018-26185-y
No.8584>>8585>>8664
RASTREABILIDADE DE PRODUTOS VEGETAIS FRESCOS.
Se você está querendo começar a plantar e vender, é uma boa ideia começar a entender do que se trata isso. Inclusive, dá para ganhar dinheiro auxiliando produtores rurais, que em sua maioria entendem nada ou pouco de administração. Será obrigatório para a esmagadora maioria das culturas agrícolas até daqui uns 2 anos.
Vira e mexe aparece um curso no SENAR EaD explicando como fazer, mas não é difícil, existem dezenas de tutoriais na internet.
http://ead.senar.org.br/cursos/
AGROTÓXICOS.
Para quem quer saber mais sobre agrotóxicos, é uma boa ideia conhecer a NR 31.
https://www.casul.com.br/arquivo/imagem/45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26SegSaudeFinal.pdf
https://www.casul.com.br/arquivo/imagem/1679091c5a880faf6fb5e6087eb1b2dcArmazenamento.pdf
EMPREENDIMENTO.
Recomendo duramente cursos do SENAR, especialmente o aprender a empreender. Se a área for pequena, considere investir em uma pequena agroindústria, o valor agregado é maior.
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/aprender-a-empreender,b070b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD
Ademais, perguntem qualquer coisa para um estudante de agronomia e consultor de empresa júnior.
No.8632>>8664
Boa tarde, anões. Sou o >>8532. Estou levando em consideração as dicas do >>8535, a ideia de buscar resíduos no quartel é genial, mas a batatice e a procrastinação me impediram de começar ainda. Uma outra coisa que me incomoda são os materiais que eu vou precisar.
Tenho em vistas um terreno da família que está completamente parado, vou falar com minha tia que é dona e perguntar se posso limpar o terreno, montar um galpão e fazer meu negócio lá. Tenho um suprimento grande de matéria vegetal do meu trabalho (tem um jardim imenso e fizeram limpeza nele há poucos dias, recolhi 50kg ou mais de folhas e galhos), o que é ótimo pra misturar com os resíduos de comida. Mas pra utilizar bem essa matéria orgânica vegetal eu preciso comprar um triturador, e aí começam alguns problemas.
>triturador de matéria orgânica mais barato R$890
Eu ando meio hesitante em atravessar essa ponte, porque tenho medo de não conseguir voltar, mas ao mesmo tempo eu quero dar vida às minhas ideias. Mas além desse triturador, eu vou colocando aos poucos no papel os gastos e com o meu salário mixuruca de R$1800 por mês no meu emprego atual, eu fico muito hesitante de me arriscar dessa forma.
Em lista, as coisas que eu preciso verificar pra começar:
>montagem de galpão
>encanamento
>luz
>sistema de filtragem da água dos resíduos
>caminhonete ou uma carroceria que eu possa acoplar no reboque do meu carrinho popular 1.0
>triturador
>peneiradora
>ensacadora
Essa thread me animou muito, mas esse é o tipo de problema que me tira as forças e me faz perder o sono à noite. Estou pagando um empréstimo que contraí pra pagar o carro à vista, falta R$3000 e poucos. Não sei se pego outro empréstimo pra comprar tudo que precisa ou se espero mais um pouco, mas é uma sensação horrível. Como foi quando os anões que trabalham com agropecuária e similares precisaram atravessar essa "ponte" também? Queria conversar com o SEBRAE da minha cidade, mas é muito difícil de marcar com eles, mas vou fazer isso também. Francamente, eu sempre pensei em começar um negócio próprio, mas minha família tem um histórico de fracassos com empreendimentos e eu nunca aprendi nada a respeito.
No.8664>>8665>>8670>>8679
>>8584
Ouro puro! Vou ler todos os links e estudar a fundo, como disse acima eu pretendo comprar alguns hectares e começar o plantio de soja, mas isso após eu construir minha casa, mas até lá quero ter um bom alicerce de conhecimento sobre o assunto e o que tange a administração e a logística do ofício.
>>8615
Sempre foi e sempre será, cada vez mais, lucrativo, anão, pode investir, mas cuidado com o que precisa de chuva ou outras variantes…
>>8621
Opa, anão. Já pensei sim, na verdade tenho vontade de ter uma dessas, só pela brincadeira, mas no nível que eu extraio isso seria muito inconveniente, já que até eu deixar escorrendo ia acontecer bastante pilhagem das outras abelhas, ia ser lento demais, enfim, é inviável para quem produz muito mel, mas para apicultura familiar é uma boa.
>>8632
Boa noite, meu velho. Olha, sobre batatice e procasticanação: Você é seu único inimigo no que tange esse tema, ou você bota a cara e vai na junta militar da sua cidade ou se informa na guarita de um aquartelamento que quer falar com a administração (melhor opção). É fácil, o não você já tem, basta ir e tentar um sim.
Já pensou em um moedor forrageiro? Tenho um desses para moer azevém pro meu cavalo e foi bem barato até, achei um link barato aqui, veja:https://www.lojadomecanico.com.br/produto/73744/33/577/Triturador-Forrageiro-75L-15CV-Bivolt-60HZ/153/?utm_source=googleshopping&utm_campaign=xmlshopping&utm_medium=cpc&utm_content=73744&gclid=CjwKCAjw7e_0BRB7EiwAlH-goCAsnj5ANezhx8aciYOiap_ZvMtEhB8M2a5W8mXIi9W1yVljWzucmhoC4z0QAvD_BwE
E sobre atravessar a ponte: Vai em frente, anão, só vai depender de você mesmo, trabalhar para si mesmo é mil vezes mais gratificante do que ficar sendo mandado por outrem em um subemprego qualquer, sem contar que pode ser mais lucrativo, 1800$ é uma merreca para um cara inteligente como você. Eu quando atravessei fui de cabeça e quebrei a cara muitas vezes, por exemplo, sábado a noite perdi 30 colméias em um incêndio florestal, mais de 3000 de prejuízo em material, abelhas, etc, e 14.400$ em mel que seria produzido por elas até o fim da colméia. Imagina, 18k de prejuízo por causa de um corno que jogou o cigarro no lugar errado, Kek. Mas não podemos nos abater, só perde mesmo quem tem, quem não tem não perde nada. Pic relatada do incêndio. Mas sobre os gastos dos materiais eu recomendo fazer as coisas bo improviso, no começo, na gambiarra para começar, depois vai padronizando… E sobre tirar o empréstimo eu te desaconselho totalmente! Pegar emprestado do banco é sempre uma merda, mas se não tem outra opção então é isso aí, mas tenta pedir para um conhecido talvez. Todavia, ao contrário dos anões, eu fecho com a maçonaria, e conforme você for crescendo com o negócio, aconselho veementemente a entrar no clubinho, por que além de empréstimos com juros baixíssimos você vai conseguir ter as costas quentes, e isso, meu amigo, é o melhor trunfo para se ter quando você é um empreendedor…
Ademais, anões, desculpem por.andar afastado do fio, os últimos dias foram de colheita e foram bem corridos para mim, e provavelmente até o dia 15 de Maio vai ser essa mesma rotina. Também consegui uma área lá perto de Cacequi em um mato de eucalipto que vou transportar 400 colméias em Março, provavelmente mês que vem vou ter que ir conversar com o presidente da associação para poder me associar e conseguir a área pela associação. De lá vai sair muito mel na primavera, estou animado.
No.8667>>8668
>>8665
Pois é, anão, é que o tempo anda muito seco aqui no sul, então qualquer fagulha se espalha muito rápido e toma proporções gigantes, mas hoje de manhã eu comprei uma roçadeira e vou em uns apiários fazer uma limpeza e deixar sem nenhum mato ou folha seca perto das caixas, se pegar fogo não vai ser por relaxamento meu.
>Napoleon Hill forçou e falou muito sobre isso.
Se puder discorrer acerca disso e me mostrar o caminho das pedras eu ficaria muito grato, anão. Ademais eu sou grau baixo, a recém um iniciado na ordem, quem me convidou foi um cara que atravessa meu mel para são paulo, enfim, consegui contratos com mercados e com o quartel por meio de contatos lá de dentro. KEK! Enfim, me explica sobre isso que você disse?
No.8668>>8672
>>8667
>me explica sobre isso que você disse?
MasterMind é quando pessoas se unem em harmonia para resolver algum problema. Então, funciona mais ou menos assim, você paga um valor X para entrar em um grupo de pessoas com o mesmo interesse que você, geralmente é em desenvolvimento pessoal, e nesse grupo, as pessoas se abrem umas com as outras sobre os seus negócios, você vai estar lá para aprender e para ajudar, é um lugar com o objetivo de unir pessoas ricas, importantes e influentes onde não vão esconder segredinhos sobre seus negócios. Enfim, na prática seria mais ou menos juntar umas quantia de pessoas, talvez 20 pessoas em uma chacára ou hotel para ficar alguns dias conversando sobre empreendedorismo e negócios, talvez 3 dias, e depois que isso termina, provavelmente vão te adicionar em um grupinho no whatsapp para conversarem sobre negócios, caso você participe disso, você estaria literalmente comprando networking/contatos, o problema é que geralmente para participar desses grupos, custa caro, talvez 20 mil, 50 mil e por aí vai, mas em compensação, o nível do pessoal é outro e fica bem mais fácil para te colocar em algum negócio, para dar alguma dica e conselho para aumentar o seu lucro do seu negócio e por aí vai. E sim, o negócio desse pessoal todo fica para o cara que reuniu a galera. Enfim, eu não quero incentivá-lo para pagar por essa comunidade, eu apenas citei como uma alternativa do judaísmo e maçonaria, e eu ainda nem sequer participei de um grupo desse. Talvez os MasterMind do Brasil seja ruim, não sei, busque conhecimento. Enfim, leia o livro "Pense e Enriqueça", é autoajuda, mas é bom.
Não quero descarrilhar o tópico e não estou induzindo ninguém para comprar um serviço desse, que é caríssimo, pois talvez você se arrependa da qualidade.
No.8672>>8673>>8678>>8679
>>8670
Sim, anão, eu realmente vi todo o vídeo, esse sistema aí é bem útil para quem tem meia dúzia de colméias, não tem centrífuga, na verdade é bem econômico e menos trabalhoso se for pensar em melar poucas colméias, já que usa menos esforço físico e recruta menos recursos materiais. Mas eu tenho que extrair o mel de 600 colméias de 3 a 5 vezes por safra, com esse sistema do vídeo eu ganharia tempo gasto no transporte e desoperculação, mas teria que esperar no apiário até todos 60kg de mel de cada colméia (contando como se elas tivessem 2 melgueiras de 30kg) fluírem para dentro de um balde de 20litro que teria que ser trocado 3 vezes para tirar todo mel, teria que ter algum lugar para estocar no apiário enquanto eu extraio nesse padrão, depois teria que levar os tonéis de 300kg para a casa do mel e estocar eles lá. Isso em um mundo perfeito aonde as abelhas não iriam ficar fazendo um literal inferno na terra já que o cheiro de mel atrai elas igual um filé mignon atrai negros sedentos da Etiópia. A pilhagem é isso, é elas se juntarem e comerem o mel que está fora da colméia delas. Essas danadas quando se juntam em enxames que podem chegar às dezenas de milhares conseguem comer +/- 1-2kg por minutos, e estou jogando um número baixo, e eu não poderia espantar elas com fumaça ja que a fumaça no mel deixa gosto/cheiro… Enfim, pode ser que isso seja viável se o apicultor tiver muito tempo e dinheiro para gastar e esteja absurdamente motivado, mas p modelo colher/transportar/desopercular/estocar é muito mais barato e a logística é, sem sombra de dúvidas, melhor. Entende, anão?
>>8668
Obrigado pelo caminho das pedras, anão. Não vamos descarrilar o tópico com esse assunto. E como anda o negócio de detritos? Está.se recuperação dessa quarentena?
No.8679
>>8672
>>8664
Sou o anão da compostagem.
Fui na junta militar do meu município, conversei com o pessoal de lá. Pedi pra falar com a administração e tal. Infelizmente já tem um cara que passa lá em determinados dias e vai de caminhão, pega todos os resíduos dos soldados pra dar de comer aos porcos. O quartel ou comandante deve ganhar algum bacon nisso, parece ser uma coisa já bem estabelecida. Fui também num sacolão a céu aberto que tem perto da minha casa, perguntar se poderia ficar com os restos indesejados de fim de feira, e deram a mesma resposta, vai tudo pros porcos.
Isso me desanima um pouco, also, desde que o outro anão me deu esse conselho, um membro importante da minha família acabou precisando ser internado e estou alternando o horário no trabalho com horário no hospital cuidando dele. Quando ele voltar pra casa, eu suspeito que vão me dar férias no trabalho, por conta dessa história da pandemia e porque sou um dos únicos que ainda não saiu de férias. Saindo de férias e não precisado ficar em hospital nem trabalho, quero ir em todos os restaurantes da cidade e oferecer um serviço de coleta de resíduos orgânicos. Estava pensando em cobrar uma quantia modesta mensal, tipo uns R$5 ou até mesmo R$2, pra não ficar esquisito dizer que quero catar restos de comida de graça.
Gostaria muito de oferecer esse serviço de coleta de forma oficial, porque já liguei pro serviço municipal de coleta de detritos e vi que eles não recolhem seletivamente o lixo orgânico, então aí tem um belo nicho pra eu me enfiar. Seria foda demais montar uma empresa de compostagem e ser o "coletor de lixo orgânico oficial" do município, de repente nisso conseguir que os restaurantes, hotéis e empresas produtoras de resíduos deixem de pagar algum imposto ou taxa, comigo fazendo a coleta.
Mas vou tentar em pequena escala primeiro, se eu conseguir fazer a coleta diária de lixo de uns 10 restaurantes e comprar a caralhudinha trituradora (vou ligar pra empresa que vende e perguntar se a máquina corta bem matéria úmida e onde fica a assistência técnica mais próxima), quero ver quanto de biomassa de larvas eu consigo produzir mensalmente. Já tenho umas boas ideias de como agregar valor à essas caralhudas, vi que tem gente que vende BSF seca no Mercado Livre como alimento pra herpetos e aves, é só limpar e secar as filhas da puta, e botar num saquinho. Já dá pra começar um pouco aí, e ver qual o limite máximo de processamento de lixo que eu consigo no espaço que eu tenho. Quebrei muito a cabeça pensando em conseguir um terreno e montar um galpão, mas eu tenho um galpão pequeno na minha própria casa, por que não usá-lo até onde pode ser usado?
No.8772>>9265
>>8768
>Como assim aumentar o lucro?
Refiro-me principalmente a em que época do ano vender, e se o corona vai afetar em algo o preço da carna.
>Quantos touros você tem aí?
6, mas 4 deles ainda não estão em idade reprodutora, nem pesados o suficiente para vendemo-los.
>Insemina ou só deixa os touros no pasto para cobrir?
Só deixamos no pasto, mas um amigo nosso tá de parceria morando com a gente e é veterinário. Ele trabalha conosco e come com a gente tipo um escravo, então estamos pensando em fazer inseminação também.
>Pensa em expandir para plantio ou alguma outra cultura como eucalipto ou frutas?
Temos bastantes árvores frutíferas, côco, mamão, acerola, manga, mas não é bem o objetivo. Trabalhamos com engorda, e o plano é enriquecer vendendo boi.
No.8915>>8922>>8937>>9265
Sou o anão da compostagem. Finalmente criei bolas e saí pros restaurantes e comércios locais. Estou indo aos poucos, mas demorei um bom tempo pra decidir me arriscar. Pode parecer estupidez, mas desde que o tenente do quartel me falou que eles não podiam me dar nenhum resíduo porque davam tudo pros porcos, me bateu um desânimo fodido, associado ao trabalho, do qual eu acho que simplesmente não vou ter férias esse ano.
Tenho compostado em casa com os resíduos gerados aqui mesmo. Constatei que em 15 dias, geramos 14kg de lixo orgânico aqui em casa, que não deu pra encher nem uma caixa de isopor. Vou postando imagens na thread pelos próximos dias caso alguém mais se interesse pelo tema. Mas enfim, além das caixas de isopor com o resíduo orgânico "bruto" (que inclui carne, restos de arroz e feijão, ossos, cascas, papel e até um rato morto que a minha gata trouxe), eu tenho uma composteira de minhocas californianas.
O plano inicial era criar as moscas e utilizar as larvas pra alimentação animal, e continua sendo. Mas um subproduto muito valioso é o composto de minhocas, ou vermicomposto: nessa composteira das minhocas eu jogo folhas secas, cascas de melão e outras frutas não-cítricas, e muito importante, jogo também o composto gerado pelas moscas soldado, que é muito ácido e reativo pra ser usado diretamente nas plantas como adubo, mas que é um alimento riquíssimo para as minhocas.
Decidi abrir a caixa das minhocas e peneirar e extraí 3,5kg de composto de minhoca, depois de 1 mês e meio jogando cascas de algumas frutas e um pouquinho de composto dos vermes ali, de vez em quando.
E fui em três padarias do bairro, conversei com os donos e eles aceitaram deixar meus baldes na cozinha e orientar os funcionários a jogar todo lixo orgânico ali pra eu recolher no outro dia. Estou feliz pra caralho.
Os próximos passos são:
>potencializar a produção das minhocas, estimulando a reprodução delas em massa
>finalmente comprar o triturador de matéria orgânica e triturar quilos e quilos de folhas secas que eu tenho aqui, além de triturar restos de comida
>conseguir mais baldes e falar com mais padarias e restaurantes pequenos
>conseguir mais caixas de isopor pra deixar as moscas soldado reproduzindo e fazendo a "compostagem bruta"
>montar mais minhocários pras minhocas fazerem a "compostagem fina"
Primeiro vou fazer tudo isso. Depois vou ver quanto vermicomposto é possível extrair, contabilizando o aporte de nutrientes e o tempo decorrido.
No.8937>>8938
>>8915
>>8922
Hoje eu coletei mais ou menos uns 12 quilos de composto, de quatro locais diferentes. Deu pra quase encher uma das caixas de compostagem, que eu demorei praticamente 15 dias pra encher pela metade. Vou precisar de mais caixas e mais prateleiras pra colocá-las. Talvez dê pra encher uma caixa em dois ou três dias, com o que estou coletando agora. Mais ainda se eu conseguir coletar de mais lugares.
Padarias e restaurantes pequenos familiares parecem ser o caminho. Mercados e supermercados não gostam muito, nos poucos que eu fui sempre tem o papinho de "ah, já recolhem de manhã cedo, obrigado", o que parece uma mentirinha só pra não se incomodar em separar lixo pro semi-desconhecido. Mas não importa.
Meu alvo é coletar uns 30kg ou mais por dia. Um dos fatores que limita a reprodução da mosca soldado preta é a falta de alimento, enquanto que o excesso atrai adultos em idade reprodutiva. Por enquanto é comida demais pra pouca larva, mas em breve vai estar lotado de larvas pra todo lado, e elas comem pelo menos o peso corporal, por dia. Pode parecer demais, mas isso vai rapidinho pro bucho das larvas.
Na primeira imagem, o vermicomposto pronto, depois de passar pela caixa das minhocas californianas. Na segunda, a caixa das larvas de mosca soldado, praticamente cheia com cascas de fruta, restos de comida, um monte de cascas de ovos moídas e inteiras e um mãe fodendo rato morto, que coloquei a 3 dias e hoje está só pele e osso. Na última imagem eu afastei a camada de comida de cima pra mostrar o que é que vai se tornando com o tempo, um material escuro e úmido. Não dá pra ver muito bem nas fotos mas tem alguns vermes se remexendo por tudo. Quando a caixa estiver praticamente cheia com esse resíduo escuro eu vou passar ela pro andar de baixo, deixar as larvas terminarem de consumir o máximo de resto que dê pra consumir dali, deixar os casulos eclodirem com as moscas adultos, e passar pra ali as minhocas californianas, ou usar o resíduo em camadas alternadas com material seco e cascas de fruta num minhocário.
No.8948>>8950>>9265
Continuo acumulando mais lixo orgânico, mas estou meio indeciso sobre como fazer a composteira de minhocas e sobre como arrumar mais baldes e caixas de isopor. Um problema é que tem muitas padarias que apenas vendem os baldes de gordura usados por coisa em torno de R$5. Parece judiaria, porque já vi essas tralhas em vários e vários lixeiros, e duvido um pouco que tenha público pra comprar essas coisas por R$5, parece apenas algo do tipo "caralho, por que vou dar algo de GRAÇA pra esse filho da mãe que eu nunca vi mais gordo?". Eu realmente não queria comprar esse tipo de coisa, mas se for depender dos poucos bares e padarias que doam o material, vou conseguir algo em torno de 2 baldes por semana. O mínimo que eu preciso pra formar um "vínculo" com uma padaria ou restaurante são justamente 2 baldes: um pra deixar no lugar e pegar o lixo orgânico e outro pra ir lá e trocar.
Nas imagens, a caixa de compostagem, que consegui socar com ainda mais lixo mas vou deixar paradinha agora. Está frio por aqui, que não é a temperatura ideal pra esse tipo de criação, mas as larvas criam o seu próprio calor no meio do lixo. Na imagem, uma das larvas que eu separei, as outras estão enterradas debaixo de toda aquela comida. A temperatura interna ali chega a surpreendentes 50 e poucos graus, devido à decomposição e ao movimento das larvas umas com as outras, é insano pegar essas filhas da puta de punhado e sentir o quentinho delas.
Não vou fazer nenhum anúncio ainda porque vou começar a juntar lixo exponencialmente agora. Quando eu tiver um número mais certo de lixo orgânico por dia (uns 50kg, por aí) e um número x de larvas que consiga dar fim em todo esse resíduo num único dia, eu vou poder começar a coletar as larvas. A merda é que eu preciso arranjar um jeito de separar as larvas do composto de um jeito mais fácil, o que vejo que vai dar uma trabalheira imensa.
Semana que vem chega o triturador de matéria orgânica, então todo esse lixo que vai chegar pra mim, bem como uma montanha de folhas e galhos secos que eu tenho vão virar composto triturado, muito mais fácil pras larvas comerem e pra acondicionar nas caixas.
No.8961>>8962
Comprei um triturador de matéria orgânica. Fiquei com receio de comprar um triturador mais barato e dar alguma merda, então comprei um Trapp TR200 elétrico. Agora estou triturando boa parte dos resíduos orgânicos, mas tomei uns sustos no começo porque quando o lixo é gorduroso/úmido demais, tem uma chance de prender as lâminas do triturador. Hoje, triturando galhos e folhas, formou-se um nó de fibras que prendeu a lâmina duramente, também, mas deu pra arrumar. O negócio é forte, mas eu imaginava que seria algo bem mais fácil de usar. Mas está me ajudando.
Nessa época, as moscas soldado estão comendo e ficando gigantes, mas simplesmente não tem nenhum adulto voando pelo meu galpão. Eu imagino que por causa do frio. Por alto eu coletei mais ou menos 30kg na semana, mas vou devagar com isso porque tenho uma quantidade absurda de folhas e galhos secos (aquilo na imagem e mais umas 4 caixas que estão socadas na garagem) e sou o único na casa que consegue triturar esse material.
Como as moscas soldados estão um pouco mais inativas estou focando no minhocário, que está bombando de minhocas. Eu tinha um único balde daqueles da pica com resíduos orgânicos e minhocas. Peguei esse único balde, despejei o conteúdo numa superfície e dividi em três partes. Esse conteúdo (composto+minhocas adultas e larvas) eu acondicionei em camadas nesses baldes, da seguinte forma:
>minhocas
>banana, ovo e verdura triturada
>composto de mosca soldado
>palha
Repetindo 3 vezes essas camadas pra cada balde, com uns 3cm de camadas, por aí, cheio até o topo. No balde de baixo, mais minhocas e palha. No do topo, mais resíduos de comida. Tem furos nas tampas e no fundo do balde que está empilhado, de forma que as minhocas consigam "escalar" os baldes quando sentirem necessidade de procurar substratos mais ricos em comida. Os baldes são furados nas laterais e o resíduo foi todo acondicionado de forma mais "solta" pra permitir que o ar circule bem, porque se o resíduo ficar sem oxigênio e apodrecido, vai cagar a operação toda. Em uma semana eu vou ver se o nível desses baldes diminuiu um pouco e coloco mais frutas e verduras trituradas no topo.
As larvas de mosca soldado, aparentemente, atrasam a metamorfose no frio (tem feito dias de 7°C por aqui). Por isso vou aguardar um pouco mais pra encher mais uma caixa de isopor. Essa no .webm é aquela caixa cheia até a boca. Eu não mexi nela, o nível foi baixando devagarzinho, perdendo peso em umidade e gás carbonico, e boa parte deve ter sido comido pelas larvas na caixa. Vou separar as cascas de fruta e verduras pras minhocas e pão, restos de comida, resto de bolo das padarias e afins pras moscas soldado, que vão cagar e vai ser consumido pelas minhocas também, no final. Até o fim da semana, se tiver dias secos e bonitos, quero triturar quase toda aquela pilha de folhas e galhos.
No.9014>>9015
>>9012
Não.
Eu tenho um primo que cresceu num sítio, andou de cavalo a infância inteira, podia ir no açude pescar se quisesse. Mas nunca fez nada disso.
Ele era revoltado com a família porque descobriu que era adotado. Depois sempre sonhou com cidade. Foi pra uma capital, morou num barraco de favela e virou travesti.
E eu que sempre quis ter uma fazendinha pra criar galinhas morei em apartamento e pegava ônibus pra ir pra faculgado e pro trabalho, todos os dias 1h de ida e 1h de volta na estrada. Hoje moro numa cidade menor e tenho um quintal pra brincar um pouco e fazer algumas coisas, mas qualquer chácara é R$50k pra mais, por aqui, e eu simplesmente não tenho esse dinheiro.
Mas é aquele ditado, a grama do vizinho sempre parece mais verde.
No /b/ às vezes saem umas threads de "no Brasil dá pra viver bem com 5k?" e uma boa parte do anões fala que sim, que dá pra viver maravilhosamente bem numa cidade de interior, e uma boa parte do pessoal fala "ah, mas no interior não tem delivery de comida, não tem serviços, não tem internet boa e você vai morar rodeado de caipiras de merda". Eu já morei numa capital, e naquela época, eu daria de tudo pra deixar de morar rodeado de citadinos de merda e vadias de cabelo pintado e piercing de búfala, pra parar de passar 1/10 do meu dia num ônibus e comer comida decente pra variar, não lanches e coxinhas no meio da correria. Não tenho respeito nenhum pra quem coloca "delivery de fast food" como parâmetro de lugar bom pra viver.
No.9045
Estou fazendo uma atualização, não quero attwhorar mas estou empolgado.
Semana passada estava fazendo dias frios, batendo 3°C durante a madrugada. Mas nessa semana começou a fazer calor, dias de 25°C pra cima. E como esperado, as moscas soldado estão retomando as atividades. Não via nenhuma adulta há semanas, agora vi algumas revoando pelo teto do galpão e saindo de alguns lugares. Na pica, uma recém-saída do casulo, com as asas ainda meio murchas aparentemente. Ali eu não tenho bem um sistema pra recolher as malvadas, o que acontece é que quando elas chegam no estágio de pré-pupa, elas simplesmente pegam a foda fora do meio onde elas se alimentavam pra procurar um local seco e escuro até completar a metamorfose. Pra tentar otimizar um pouco isso, eu revirei o galpão e os locais costumeiros onde elas costumam ficar quietinhas (embaixo de sacas de serragem, embaixo de caixas, embaixo de tijolos), juntei todos esses casulos e coloquei num único balde com serragem pra elas se esconderem, e com um buraco pra saírem quando eclodirem dos casulos.
Por outro lado, já consegui ver ovos na composteira, como na imagem. É difícil de ver bem, então marquei com um círculo vermelho. Tem poucos, mas conforme o tempo continuar bom e os adultos continuarem se acasalando, logo vai ter mais. Estou coletando restos orgânicos dos mesmos poucos lugares porque apesar do frio que estava, não é muito bom acumular lixo orgânico sem utilizar muito. Quando os ovos eclodirem e tiver uma quantidade considerável de larvas famintas, daí sim vou conseguir utilizar esse fluxo de material e talvez precise até de mais lixo orgânico pra suprir a demanda delas.
Na primeira imagem, um dos baldes do minhocário que postei da última vez. Não dá pra ver muito bem por causa da cor, mas tem várias minhocas ali. Remexi um pouco porque tinha ficado com receio de ter colocado restos demais e o ambiente ter começado a fermentar e apodrecer anaerobicamente, a ficar ácido demais e matar os Jims minhocas. Mas não. Eles estão lidando melhor do que eu esperava, e vi minhocas de vários tamanhos ali. Espero que estejam se reproduzindo mais do que favelados num baile funk open bar, ali dentro.
No.9206>>9269
Arquivo [ocultar]: 1.png (142,69 KB, 1282x444, 641:222,1599008516105-0.png) io/g/i
Arquivo [ocultar]: 2.png (142,9 KB, 1305x395, 261:79,1599008516105-1.png) io/g/i
Eu sou o anão que criou esse tópico e que alertou o melfag sobre o exif nas fotos, eu também vi o seu novo tópico no /b/, tirei print e guardei no hd, eu estava apenas esperando o banimento expirar. Enfim, eu te desejo boa sorte de coração nessa nova jornada, confrade!
No.9265
Boa noite, confrades, sinto muito abandonar o fio sem aviso prévio, mas tinha algumas coisas para resolver irl. Estarei visitando a thread com mais frequência a partir de agora.
>>8772
Interessante, anão. Eu tenho um conhecido que vai vender agora o gado dele, deixou o inverno todo confinado comendo a aveia que ele plantos, as vacas foram de ossudas para gordas em pouco tempo, não sei se isso é viável para você… Mas semear pasto forrageiro sempre compensa… E também recomendo começar a inseminar, selecionar o pai é sempre melhor.
>>8777
Eu tenho uma hortinha aqui em casa, planto alface, couve, tomate, cebola, salsa, pêssego, milho. Mas não estou no nível de auto sustento. Pretendo fazer isso um dia. Acho que o mais importante na permacultura é começar gradualmente, principalmente se nunca plantou nada antes. A lição mais importante que eu aprendi plantando foi: Fertilize, use Uréia e coloque veneno.
>>8805
Já morei lá perto quando mais novo, KEK. Em Nova Santa Rita do Piauí tem mais gaúchos que nordestinos e os caras fizeram um golpe de mestre, compraram areia e trataram a terra agora estão colhendo horrores de soja por lá. O agricultor mais simples lá anda de Hilux ou SW4.
>>8915
Finalmente, homem! Você não sabe o quando eu pagaria pelo humos que as suas minhocas produzem. Já pensou em vender para floriculturas e pecuárias? Fazer um minhocario talvez. Also cuidado com a quantidade de nitrogênio no solo, pode ser tóxico para as minhocas, não? Also, brotip: Vá em açougues e veja se eles não tem rejeitos de carne, tipo pelanca de frango, etc. Se não tiverem para "dar" então ofereça-se para comprar, acho que o kilo deve dar bem barato e aposto que é um otimo alimento para as mosquinhas. Eu pago R$4 em 1Kg de vícera para alimentar meu cachorro e meu gato.
>>8948
Se for 5$ tá barato, eu compro baldes também por esse preço.
>>9073
KEK, vivendo e aprendendo.
>>9112
É mentira, anão.
No.9330>>9331
Olá caro anão, você despertou uma paixão antiga, a meliponicultura, sou muito grato.
Estou lendo o livro do Paulo Nogueira Neto, é apaixonante.
Pretendo um dia ter as minhas Apis, mas para isso preciso de um sítio. Por enquanto vou tentando as ASF mesmo.
Anão, sobre a possível mudança, já teria ido, isso iria dar condições de cuidar melhor dos meus pais.
Esse chan irá fechar, não gostaria de perder suas novidades, meu e-mail é little_throwaway1 no protonmail, te desejo o maior sucesso do mundo. Muito obrigado!(O USUÁRIO FOI CONVIDADO A VISITAR SEUS AMIGUINHOSRSRSRS)