No.6522
Gosto muito de sustentabilidade (na parte sobre viver sozinho isolado no meio da natureza e não da parte blábláblá ecochato) e compartilho do sonho de viver OFF-GRID , longe de tudo.
>agua
Para sobreviver precisamos de uma fonte constante de agua limpa. Um sitio auto-sustentável precisa de coleta de água da chuva (água que você vai usar para regar plantas e lavar coisas) e água para beber. Água potável é mais complicado, a maneira mais segura é cavando o seu poço longe da fossa.
>comida
Se o terreno for em declive você pode criar valas por onde a água da chuva poderá correr mais facilmente entre os caminhos da sua horta, isto vai garantir eficiência na hora de regar.
Priorize culturas perenes (são plantas que dão frutos todos os anos, sem precisar de replantio) e semi-perenes. Hortaliças e verduras são culturas que crescem muito rapido e após a colheita você vai precisar limpar o terreno e replantar tudo de novo.
Culturas perenes produzem algo toda estação, e isto você pode usar para fazer trocas , estocar, produzir sucos/licores/vinho/compotas.
>energia
Energia solar e energia da água (retirada do movimento de uma cachoeira e da correnteza) são as melhores opções.
Energia solar para produzir água quente e eletricidade, e energia do rio para produzir movimento. O movimento do rio pode ser captado por um carneiro hidráulico (bomba que usa a força da correnteza para bombear água verticalmente sem utilizar nada elétrico) , para criar um moinho, para criar um monjolo e etc.
>animais
Criação de peixes são muito simples, você precisa apenas de um buraco grande com abastecimento de água constante. Um tanque de 3m x 3m x 2m é suficiente para criar peixes. Jogue ração (produzida pelo seu monjolo) ou frutas moídas a cada dois dias para engorda. Lembre-se de utilizar peixes que não comem outros peixes.
Outros animais precisam de um cercado grande e proteção contra predadores.
Galinhas são ótimas pois comem insetos e escorpiões, botam ovos e comem restos de comida, e são produtoras de carnes saudáveis.
Porcos produzem muita carne quando são mortos, contudo tome cuidado com doenças.
Vacas são animais mais complexos que necessitam de certa atenção e de muito espaço.
Cabras e bodes são excelentes por serem pequenos, comem de tudo, mantém o pasto curto e o ciclo de vida é curto o suficiente para produzir carne e leite.
Cães e gatos são essenciais contra invasores, proteção, pastoreio, vigilância e contra ratos.
Abelhas necessitam de estudo aprofundado mas valem a pena. Abelhas ajudam na polinização da sua produção ( maior polinização = maior colheita) e o produto de mel e própolis é algo útil como ingrediente e produto para venda.
No.6730>>6787
Anões, tento pensar seriamente nesta questão, mas quando vamos ao âmbito prático, as coisas complicam e muito.
Qualquer terreno de merda neste país vale mais de 20 mil reais. Sem casa, sem nada plantado. Só a cerca e o chão. A partir disto, pede-se um empréstimo de no mínimo 50 mil pra começar uma vida miserável, construir um barraco e plantar alguns tomates pagando, vamos ver, R$ 580,00 durante 120 meses. Até lá você já morreu de fome, mas vamos supor que você tenha algum fundo monetário que te dê suporte.
No mínimo, espera-se que o cidadão tenha algum emprego na área urbana, ou que já tenha experiência com a vida rural (o que não é o nosso caso). Em todos os casos, é necessário não ser um desesperado por isolamento e distância. Na melhor das hipóteses, será extremamente dispendioso viver no mato e ir trabalhar todos os dias (aguentando a mesma merda que todo mundo passa cotidianamente), contando que você receba no mínimo uns 5 mil por mês.
Agora, vamos para a parte imaginária. Suponhamos que você seja um cara edgy que está disposto a se estropiar e tocar o completo foda-se. Está disposto a passar fome pra não ter que ver a cara das pessoas na rua, ou aguentar cobranças injustas da família. Você faz um empréstimo monstruoso, compra um terreno já com casa, em região muito distante da cidade. Enfia o dinheiro do empréstimo no seu cu, dá um cano no banco que cedeu o empréstimo e tenta viver de subsistência sem tecnologia nem contato humano.
Desprezando a hipótese de morrer de fome ou doença, qual a chance de você se foder muito, a partir do calote? Algum agente pode ir na sua roça longínqua e apreender seus bens? Qual o grau de responsabilidade social que o indivíduo terá que exercer nestas condições?
No.6812>>6836
>>6811
Nobre anão, eu tenho um pequeno terreno fora da cidade, ele tem 1000 metros, onde estou começando a me divertir, plantei mandioca, batata, estou fazendo um pomar. Foi comprado em conjunto com um grupo de 20 pessoas, existem neste grupo pessoas com 2 , 4 e até 6 mil metros de terreno. Me escute com atenção, seu plano é excelente, mas estude bem, pois morar no sitio é muito trabalhoso. Vai ter que carpir, arrancar mato, viver sujo, com as mãos fodidas. Procure por livros da emater e da embrapa. Assista videos e compre livros. Uma das maneiras mais faceis de conseguir dinheiro é criando abelhas e galinhas. Pesquise por Galo Gigante, um galo deste pode valer milhares de reais. Nesta sua realidade de 15 hectares, você vai precisar de maquinas, um trator pequeno e um arado e uma semeadeira. Nem tente achar que vai plantar na mão este terreno. Não dá. Eu te aconselharia procurar em minas gerais ou no interior do paraná. Minas tem clima mais quente. Paraná no inverno é triste, ainda mais no campo. Posso te ajudar, me pergunte como.